Seberi inicia atividades da Rede Bem Cuidar

A Secretaria Municipal de Saúde de Seberi promoveu, na tarde da última sexta-feira (10), mais uma atividade do 1º Ciclo da Rede Bem Cuidar (RBC/RS) direcionada à população idosa. O programa está sendo implementado na ESF 1, nos bairros Boca da Picada, Nossa Senhora Aparecida, parte do Centro, São José e parte do Interior.

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

A equipe atuante é composta por diversos profissionais, dentre eles: médica, enfermeira, nutricionista, educadora física, fisioterapeuta, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnicas de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros, além de uma gestora do projeto no município.

Durante o encontro realizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, com o intuito de apresentar o programa aos idosos, também foi realizada avaliação antropométrica inicial, entrega de cadernetas de saúde da pessoa idosa, e uma atividade de alongamento, mediada pela profissional educadora física. Na sequência foram agendados os próximos momentos para atividade física, ficando definido o dia 24/06, às 14h, no mesmo local.

Entre os objetivos do Programa, está induzir a melhoria das práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população. Segundo a gestora local, enfermeira Gracielli Ana Miotto, “Estamos realizando atividades para prevenir doenças, qualificando nosso atendimento em saúde”, afirma Gracielli.

A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolverá um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.