Com aumento de internações por Covid, governo volta a emitir avisos para todas as 21 regiões do RS

Corona Viruses against Dark Background

O governo do Rio Grande do Sul voltou a emitir, nesta quarta-feira (25), avisos para todas as 21 regiões do estado (veja a lista abaixo) em razão do aumento de internações por Covid-19. Segundo o Grupo de Trabalho da Saúde, houve aumento de 320 pacientes nas últimas duas semanas, o que equivale a 83%. O número de internados em UTI também subiu nesta semana, com 50 pacientes a mais, entre suspeitos e confirmados.

O aviso é o primeiro nível do Sistema 3 As de Monitoramento, vigente desde maio de 2021 em substituição ao esquema de bandeiras. Após esse patamar, existem os níveis de alerta, quando cada região precisa adotar planos de ação contra a pandemia, e ação, quando o estado intervém nesses planos.

Na semana passada, após nove semanas sem que qualquer nível do Sistema 3 As fosse acionado, o governo emitiu avisos para todas as 21 regiões do estado em razão do aumento de casos de Covid-19. De acordo com o governo, o aumento das internações nas últimas duas semanas é reflexo deste crescimento de casos.

  • Somado à ocorrência de outras doenças respiratórias, comuns durante os meses de outono e inverno no Rio Grande do Sul, e de casos de dengue, é possível que ocorra alta na procura por leitos de hospitais. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, alerta para a importância da vacinação no controle dessa situação. Cerca de 80% da população residente no RS está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 50,5% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.
  • Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.